Batismo nas Águas – Um Estudo Sobre o Batismo

Neste estudo sobre o Batismo nas águas, abordaremos seis questões básicas para compreender a ordenança do batismo nas águas:

Um Estudo Sobre a Ordenança do Batismo.

  1. Quem deveria ser batizado nas águas?
  2. Por que ser batizado?
  3. Qual é o significado do batismo nas águas?
  4. Qual é o modo?
  5. Quando alguém deveria ser batizado nas águas?
  6. Quão importante é o batismo?

1. Batismo nas Águas – Quem deveria ser batizado? Crentes

Nós praticamos o batismo dos “crentes” em oposição ao batismo infantil ou adulto. Acreditamos que não é a idade ou maturidade do indivíduo que é de preocupação principal, mas a sua condição espiritual.

Para ser candidato ao batismo, é preciso ser um indivíduo “salvo” – ter expressado pessoalmente arrependimento para com Deus e fé no Senhor Jesus Cristo.

Um exame dos textos a seguir demonstra que todo batismo registrado no livro de Atos é de um indivíduo que ouviu o evangelho, se arrependeu conscientemente e creu no Senhor Jesus Cristo para salvação.

Atos 2: 38-47.

Atos 8:12 e 13.

Atos 8: 34-39.

Atos 9:17 e 18.

Atos 10: 44-48

Atos 16:14, 15, também 31, 32, 33

Atos 18: 8

Atos 19: 5

Nas passagens acima mencionadas, vemos que “aqueles que criam” ou “que de bom grado receberam a Palavra” foram batizados. Não há registro do batismo de crianças que não poderiam estar conscientes do que estava sendo feito. Tanto o arrependimento do pecado como a fé no Senhor Jesus Cristo são pré-requisitos para o batismo.

2. Por que ser batizado nas águas? Obediência ao Comando de Cristo.

versículo sobre batismo nas aguas

A Bíblia ensina que todo cristão deve ser batizado e, portanto, não é uma opção. Daríamos os quatro argumentos a seguir sobre o motivo pelo qual o batismo é obrigatório.

1. Jesus exemplificou isso. Nosso Senhor deu o exemplo.
Mat 3: 13-17; Marcos 1: 9-11; Lucas 3: 21-23.

Se Jesus voluntariamente se submeteu ao batismo (na verdade, Ele insistiu nisso), por que algum de seus discípulos se recusaria a ser batizado?

2. Jesus mandou. Ele exige que os crentes sejam batizados.

Mat 28: 18-20; Marcos 16: 15-16.

Como cristãos, certamente não podemos ignorar o que Cristo claramente ordena, e fazê-lo é um ato direto de desobediência.

3. Os apóstolos praticaram isso. Eles batizaram os crentes.

João 4: 1-2; Atos 2:41.

Em Atos 10: 47-48 encontramos Pedro ordenando que Cornélio e aqueles que acreditavam junto com ele fossem batizados nas águas. Então Pedro disse: “Alguém pode impedir que essas pessoas sejam batizadas com água? Elas receberam o Espírito Santo como nós”. Então ele ordenou que eles fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então pediram a Peter para ficar com eles por alguns dias.

Toda denominação cristã reconhece que os crentes do Novo Testamento praticavam o batismo. Foi normativo.

4. Ela serve como uma confissão pública de fé na morte e ressurreição de Cristo para nossa salvação.

ROM. 6: 3-5.

Matt 10: 32-33

“Quem me reconhecer diante dos homens, eu também o reconhecerei diante de meu Pai no céu. Mas quem me deserdar diante dos homens, eu o deserdarei diante de meu Pai no céu.”

A falta de batismo bíblico não indica falta de salvação. Os crentes não batizados estarão no céu junto com o ladrão arrependido na cruz que não teve oportunidade de ser imerso.

Aqueles que são informados do mandamento de Jesus para serem batizados e não se submetem a essa ordenança estão vivendo em desobediência aberta à vontade de Cristo.

Uma recusa aberta a ser batizada é viver de maneira contrária a um dos ensinos mais fundamentais do Novo Testamento. Lembremo-nos de que toda denominação cristã pratica o batismo.

3 Qual é o significado do batismo nas águas? Identificação com Cristo.

No batismo, o cristão que professa se identifica com a morte, o sepultamento e a ressurreição de Jesus Cristo.

1. É simbólico da morte , sepultamento e ressurreição de Cristo .

ROM. 6: 3-4

Col. 2:12

2. Um símbolo de nossa identificação com Cristo. É uma expressão da nossa crença e identificação com a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus.

3. É uma profissão do nosso desejo estar morto para uma vida mundana e pecadora e ser elevado a um novo e cristo como viver.

Cl 2:12; 3: 1-4

Colossenses 2: 9-12

“Porque em Cristo toda a plenitude da divindade vive em forma corpórea, 10 e você tem recebido plenitude em Cristo, que é a cabeça sobre todo poder e autoridade. 11 Nele você também foi circuncidado, no despojamento dos pecadores. natureza, não com a circuncisão feita pelas mãos dos homens, mas com a circuncisão feita por Cristo, 12 tendo sido sepultados com ele no batismo e ressuscitado com ele através de sua fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos”.

Colossenses 3: 1-4

“Desde então, você foi ressuscitado com Cristo, colocou seus corações nas coisas acima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. 2 Concentre suas mentes nas coisas acima, não nas coisas terrenas. 3 Pois você morreu, e seu a vida está agora escondida com Cristo em Deus. 4 Quando Cristo, que é a sua vida, aparecer, então você também aparecerá com ele em glória. “

Devemos manter isso em primeiro lugar em nossos pensamentos – o batismo é identificação com Cristo em sua morte, sepultamento e ressurreição.

Para ser uma profissão da nossa fé em Cristo e uma expressão do nosso desejo de ser como Ele, o batismo deve ser o ato voluntário de uma pessoa inteligente, não uma criança. O indivíduo deve ter experimentado pessoalmente as realidades com as quais está tentando se identificar.

4. Qual é o modo de se realizar o Batismo nas águas? Imersão

batismo nas aguas versiculo

Três modos diferentes de batismo são praticados na igreja “moderna”. Eles estão polvilhando (aspersão), derramando (infusão) e imersão.

1. A palavra grega baptizo significa “imergir”.

2. Jesus foi batizado no Jordão. Matt 3:13; Marcos 1: 9-11.

3. João batizou onde havia muita água. João 3:23

João Calvino reconheceu o significado dessas palavras quando escreveu: “Com essas palavras, podemos inferir que João e Cristo administraram o batismo mergulhando todo o corpo sob a água. (Comentários, Vol. 17, p. 130)

4. O ato de descer para a água. Atos 8:38

5. Símbolo da morte, sepultamento e ressurreição Rom. 6: 4

6. Símbolo da ressurreição Cl 2:12.

O significado da palavra grega baptizo e a prática da igreja do Novo Testamento estabelece claramente que a imersão é o modo bíblico de batismo.

Para ensinar a verdade pelo símbolo, é necessário que a forma exata que melhor representa os fatos a serem simbolizados seja mantida. O batismo nas águas simboliza a morte e a ressurreição – daí a imersão, ser enterrado na água e sair da água simboliza o significado pretendido.

Estudo bíblico sobre a ordenança do batismo nas águas

A imersão é sempre usada na era da Igreja do Novo Testamento para o batismo. Nenhuma outra forma simbolizaria a morte e a ressurreição. Não há lugar na Bíblia onde aspersão ou derramamento é sempre usado para o batismo.

Ao ler Romanos 6: 1-11, notamos que as águas do batismo representam uma sepultura; O batismo é um enterro, o batizado é enterrado à semelhança da morte de Cristo e nasce das águas batismais à semelhança da Sua ressurreição.

Por favor, veja os Apêndices # 1 e # 2 para mais argumentos sobre por que nós acreditamos que a imersão deve ser o único modo de batismo.

Se a aspersão não era o modo original do batismo, então quando foi introduzido? O seguinte artigo da Enciclopédia de Edimburgo lança alguma luz sobre o assunto.

A introdução de polvilhar
“É impossível marcar o período exato em que a aspersão foi introduzida. É provável, no entanto, que tenha sido inventada na África, no segundo século, em favor das clínicas. Mas estava tão longe de ser aprovada pela Igreja em geral. que os próprios africanos não consideraram válido. “

“A primeira lei para aspersão foi obtida da seguinte maneira: o papa Estêvão III., Sendo expulso de Roma por Astulphus, rei dos lombardos, em 753, fugiu para Papin, que, pouco tempo antes, usurpara a coroa da França.

Enquanto ele permaneceu lá, os monges de Cressy, na Bretanha, consultaram-no se, em caso de necessidade, o batismo realizado derramando água sobre a cabeça do bebê seria legal. ”Stephen respondeu que sim. deste fato deve ser permitido, o que alguns católicos negam, ainda derramando ou aspersão só foi admitido em casos de necessidade “.

em que o administrador é obrigado a tomar água em sua mão e colocá-lo sobre a testa da criança. Esses exilados escoceses, que renunciaram à autoridade do papa, implicitamente reconheceram a autoridade de Calvino; e, retornando ao seu próprio país, com Knox à frente, em 1559, estabeleceram aspersão na Escócia.

Batistas realizando o batismo nas águas

Da Escócia, essa prática chegou à Inglaterra, no reinado de Elizabeth, mas não foi autorizada pela igreja estabelecida. Na Assembléia dos Divinos, realizada em Westminster em 1643, foi profundamente debatido se a imersão ou aspersão deveria ser adotada.

Vinte e cinco votaram na aspersão e vinte e quatro na imersão; e mesmo essa pequena maioria foi obtida a pedido do Dr. Lightfoot, que havia adquirido grande influência naquela assembléia. Polvilhar é, portanto, a prática geral deste país. Muitos cristãos, no entanto, especialmente os batistas, rejeitam isso. A igreja grega adere universalmente à imersão “.

5. Quando alguém deveria ser batizado nas águas? O mais cedo possível

O batismo deve seguir o mais rápido possível depois de tomar Cristo como Salvador. Somos guiados nisso pelo costume da Igreja primitiva.

Atos 2: 37-42

Atos 8: 5; 12-13; 35-39

Atos 9: 10-18.

Atos 10: 42-48.

Atos 16:13, 15; 29-34

Atos 18: 8

Atos 19: 4, 5

Veja Também: Atos dos Apóstolos – a vida de Paulo em Mp3

Não há registro no Novo Testamento de qualquer pessoa que receba o batismo cristão até que ele tenha acreditado pessoalmente no Senhor Jesus Cristo. Há ampla evidência de que os crentes do Novo Testamento foram batizados logo após sua conversão.

6. Quão importante é o batismo NAS ÁGUAS? Uma questão de submissão a Cristo.

Há alguns que fazem muito do batismo. Eles ensinam que é essencial para a salvação. Outros fazem muito pouco do batismo, implicando que não precisamos ser exercitados sobre o fato de que alguns crentes não são imersos após sua profissão de fé. Ambos os extremos devem ser rejeitados.

1. Alguns indivíduos fazem muito do batismo . Esses indivíduos geralmente consideram o batismo um meio de salvação. Para eles, a incapacidade de ser batizado significa que a pessoa não estará qualificada para entrar no céu.

Nós discordaríamos e citaríamos a história do ladrão na cruz que não foi batizado, mas ainda assim assegurado por Cristo de que ele entraria no Paraíso naquele mesmo dia (Lucas 23: 39-43). A falta do batismo não exclui nenhum crente da vida eterna.

Somos salvos pela fé no Senhor Jesus Cristo e não pelo ato do batismo.

Se você perguntasse a um amigo católico romano, essa pergunta (“Quão importante é o batismo?“), Eles poderiam responder algo assim: “É essencial que todo bebê seja batizado na Igreja a fim de ser salvo“.

Você vê, já em 1544 AD no 19 º Concílio Ecuménico da Igreja Católica Romana, a Trent Catecismo declarou:

“Os filhos, a menos que sejam regenerados para Deus pela graça do batismo, sejam seus pais cristãos ou infiéis, nascem para a miséria e a perdição eternas.”

No Catecismo da Igreja Católica, o católico romano ensina:

O próprio Senhor afirma que o Batismo é necessário para a salvação . … A Igreja não conhece outro meio senão o Batismo que assegure a entrada na santidade eterna . É por isso que ela toma cuidado para não negligenciar a missão que recebeu do Senhor.

Para ver que todos os que podem ser batizados são “renascidos da água e do Espírito“. Deus vinculou a salvação ao sacramento do Batismo, mas ele mesmo não está preso aos seus sacramentos “.

A Igreja Católica Romana claramente ensina que a salvação é encontrada no ato do batismoSem batismo não há salvação. Não é de admirar, então, que os católicos romanos praticantes estejam preocupados em ter seus bebês batizados o mais rápido possível depois de nascerem.

apóstolo Paulo ensinou que é o evangelho que salva e não o ato do batismo. Ele estava mais preocupado que a mensagem do Evangelho fosse dada do que o ato do batismo é administrado. Ele estabelece isso em I Coríntios 1: 10-17.

10 Apelo para vocês, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, para que todos vocês concordem uns com os outros, para que não haja divisões entre vocês e que vocês possam estar perfeitamente unidos em mente e pensamento.

11 Meus irmãos, alguns da casa de Chloe me informaram que há brigas entre vocês.

12 O que quero dizer é isto: um de vocês diz: “Eu sigo Paulo”; outro, “sigo Apolo”; outro, “sigo Cefas”; ainda outro, “eu sigo a Cristo”.

13 Cristo é dividido? Paulo foi crucificado por você? Você foi batizado em nome de Paulo?

14 Eu sou grato por não ter batizado nenhum de vocês, exceto Crispo e Caio,

15 para que ninguém possa dizer que você foi batizado em meu nome.

16 (Sim, também batizei a casa de Estevas; além disso, não me lembro se batizei mais alguém.)

17 Porque Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho – não com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada de seu poder.

A principal missão de Paulo não era batizar pessoas. Ele entendeu que o batismo não salvava. Seu foco estava em pregar o evangelho do Senhor Jesus Cristo.

Em 1 Coríntios 1: 21 Paulo diz isso de pregar o evangelho – “Deus se agradou da loucura do que foi pregado para salvar aqueles que crêem”. Você nunca encontrará Paulo fazendo tal afirmação sobre o batismo.

2. Algumas pessoas fazem muito pouco do batismo? Há quem diga que o batismo é de pouca importância porque não afeta a salvação de alguém e não é necessário para a vida eterna. Eles descartam a necessidade disso.

Eles não têm nenhum problema com os cristãos que vivem sua fé sem se submeter a essa ordenança. Nós manteríamos que é necessário para uma vida de obediência evangélica. Não ser batizado é ser desobediente.

Em Lucas 6: 46-49 Jesus disse isto:

46 ” Por que você me chama, ‘Senhor, Senhor’, e não o que eu digo ? 47 Eu vou te mostrar como ele é quem vem a mim e ouve minhas palavras e as coloca em prática. 48 Ele é como um homem a construção de uma casa, cavou bem fundo e pôs os alicerces sobre a rocha.

Quando um dilúvio veio, a torrente contra aquela casa, mas não a pôde abalar, porque estava bem construída. 49 mas aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é como um homem que construiu uma casa no chão sem uma fundação. No momento em que a torrente atingiu a casa, ela desmoronou e sua destruição foi completa”. 

Por que você me chama de “Senhor, Senhor” e depois não faz o que eu digo? Se chamarmos Jesus de nosso Senhor e Salvador, então precisamos ser obedientes ao que ele nos ordena a fazer.

É claro que ele ordenou que Seus discípulos fossem batizados. É lógico, então, que aqueles que são ensinados as verdades sobre o batismo, mas se recusam a obedecer ao mandamento de Jesus estão, de fato, fazendo luz do Senhorio de Cristo. É um desafio aberto.

Sexo antes do Casamento é Pecado? Onde está escrito na bíblia?

Quais são as instruções de despedida do Senhor Jesus para a Sua igreja? Nós os temos em Mateus 28: 19-20

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando- os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E certamente estou com vocês sempre, até o fim dos tempos”.

Espero de coração que este estudo bíblico tenha sido de bom proveito para você, que Deus lhe abençoe grandiosamente e até o próximo post do blog amigosdabiblia.com.br

Você deseja pregar com conhecimento e sabedoria? Realize Sermões que edificam! [BAIXE GRÁTIS]

1 Comentário

  1. Pingback: Por que os Judeus Não se Davam Com os Samaritanos | Amigos da Bíblia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *