Estudo bíblico sobre família | O plano de Deus para a família

Estudo da Bíblia: O plano de Deus para a família.

Estudo da bíblia  Marido e Esposa / Pais

Como Deus criou todas as coisas, Ele também instituiu a família. Vamos considerar, neste estudo da bíblia, quais são seus planos para a família.

Afinal, se Ele o estabelecesse, seria a melhor fonte de informação sobre como a família deveria funcionar.

Leia GÊNESIS 1: 27-28 e GÊNESIS 2: 21-24 . Descreva a família que Deus começou aqui. Quais membros da família estão listados? Uma inteligência apontou que, na criação, Deus criou um homem e uma mulher; Ele não criou Adão, Eva – e “Su” apenas por precaução.

Nem foram Adão, Eva e “Su” por precaução. Como essa imagem de família se compara à compreensão mundial da família?

Compare isso com as definições permitidas pela “Conferência da Casa Branca sobre famílias”, mencionada na ‘Visão do mundo’ deste mês. O que Deus disse sobre a primeira família em GÊNESIS 1:31 ?

O primeiro membro de uma família que conhecemos é o marido / pai.

estudo sobre família de deus

Ele tem muitas responsabilidades ou deveres em sua posição. O que ele deve fazer de acordo com a DEUTERONÔMIO 6: 4-7 ? Quanto disso é comumente feito na família de hoje? Considere por que é assim que é.

O que o precedente pressupõe sobre o chefe da família? Leia o SALMO 128 para obter informações sobre como ele deve ser. Em JÓ 1: 5 , encontramos outro aspecto das responsabilidades do chefe da família.

Leia 1 TIMÓTEO 2: 8 para ver outro dever que ele tem. Como isso pode ser trazido de volta à vida de nossa família hoje?

Dentro da família, o marido / pai deve ser um professor e exemplo.

Ele também deve ser um provedor. Leia GÊNESIS 3:19 e 1 TESSALONICENSES 4: 11-12 .

O que isso diz sobre o apoio à família? Como eles abordam a multiplicidade de programas e concursos de “dinheiro fácil” que estão se tornando cada vez mais parte de nossa cultura? O dinheiro fácil não resolve nenhum problema.

As visões subjacentes permanecem como eram, e os problemas apenas têm mais áreas nas quais se mostrar. (No estado de Washington, um vencedor da loteria de um milhão de dólares – arrecadando US $ 40.000 por ano – foi recentemente capturado enquanto assaltava uma mercearia.)

Deus também tem instruções para o chefe da casa em seus relacionamentos com outros membros da família. Leia EFÉSIOS 5: 23,25 e discuta como deve ser o relacionamento dele com a esposa.

Como isso é diferente do que vemos ao nosso redor no mundo? Que atitude, de Deus ou do mundo, oferece melhores possibilidades de relacionamento? Explique sua resposta.

Voltando ao relacionamento do pai com os filhos, encontramos um aspecto duplo. O primeiro é encontrado em PROVÉRBIOS 22: 6 . Isso está relacionado com o que vimos anteriormente na DEUTERONÔMIO 6.

Ao mesmo tempo, EFÉSIOS 6: 4 deve ser seguido. Qual é o problema que muitas pessoas encontram nesta área? Por que é tão difícil equilibrar esses dois pontos? Tem que haver equilíbrio entre instrução e disciplina.

Para que a disciplina funcione, deve haver alguma forma de castigo. A Palavra de Deus não apóia o abuso, nem concorda com aqueles que dizem que qualquer castigo corporal é abuso. De fato, Deus nos chamaria de abusadores se deixássemos de instruir e disciplinar adequadamente nossos filhos.

 

 “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa”.

 

À medida que esses homens se tornam anciãos de suas comunidades, Deus tem outra palavra de conselho para eles. Veja Tito 2: 2 . Que tipo de estilo de vida essa imagem? Que implicações isso tem para nossas vidas antes da velhice? Chegamos agora à segunda pessoa da família – a esposa / mãe.

Para saber por que ela é necessária na família, leia novamente GÊNESIS 2: 20-22 . Seu lugar na família é descrito mais detalhadamente por Deus em GÊNESIS 3:16 .

Para entender melhor a idéia de “regra”, conforme usada aqui, leia GENESIS 4: 7, onde a mesma raiz é usada. (A palavra raiz hebraica em ambos os versículos é “mashal”).

Sua inter-relação é novamente apresentada em EFÉSIOS 5:33 . De que maneiras isso entra em conflito com a visão mundial de tais relacionamentos?
(Se você quiser estudar mais tarde, leia o livro de Rute – 4 capítulos – e discuta o relacionamento entre Boaz e Rute, à medida que eles se encontram e aprendem um sobre o outro.)

Outras características da esposa / mãe são apresentadas em Tito 2: 3-5 . Que responsabilidades estão listadas aqui? Como eles devem ser cumpridos? Descreva o tipo de mulher estabelecida aqui e como ela se encaixa no mundo de hoje.

Um desenvolvimento adicional sobre esse tema é encontrado em PROVÉRBIOS 31: 10-31 . Liste os traços pessoais dessa mulher ideal. Por que recebemos essa descrição? Embora seja improvável que alguém possa fazer tudo isso, certamente nos dá uma meta, na qual podemos crescer com a ajuda do Senhor.

Estudando a bíblia: Crianças.

Estudo da bíblia sobre a sagrada família

As crianças da família são os membros da família que consideraremos neste estudo da Bíblia.

Leia SALMO 127: 3-5 . Como as crianças devem ser vistas na família de acordo com esses versículos? De que maneira nossa sociedade rejeitou esse ensino? Deus valoriza toda a vida – pois Ele é o seu criador. Quando valorizamos a vida também, estamos seguindo o Seu caminho.

Os filhos devem honrar seus pais. Em LUCAS 2: 51-52 , encontramos um excelente exemplo para todos seguirem.

Por que essa é uma lição de objeto tão boa? Observe que Jesus Cristo não apenas cumpriu perfeitamente a vontade de Deus em nosso lugar, apenas para nós como adultos, mas também para nós como crianças.

Como isso pode ser usado para ensinar às crianças uma lição básica sobre a graça perdoadora de Deus?

O mesmo comportamento que o jovem Jesus seguiu é incitado às crianças repetidamente nas Escrituras. Leia EFÉSIOS 6: 1-3 e MARCOS 7:10 para outros pontos sobre isso. ÊXODO 20:12 , 21:17 e DEUTERONOMIA 5:16 ainda são outros versículos que devem ser considerados.

Quão importante Deus diz que é para os pais serem honrados pelos filhos?

Em toda a Bíblia, encontramos filhos da família aprendendo a subsistência de seus pais. Em Gênesis 24 e nos capítulos seguintes, temos Isaque aprendendo a cuidar dos rebanhos de Abraão; Jacó e Esaú caçando e cuidando dos rebanhos de Isaque e Labão; e os dez irmãos de José cuidando dos rebanhos de seu pai. Este treinamento ajuda a aprender a ser sensível. Leia Tito 2: 6 .

Jesus novamente foi / é um exemplo para nós. Ao crescer, aprendeu o ofício de carpintaria; veja MARCOS 6: 3 . Paulo, o apóstolo, também aprendeu a fabricar tendas ( ATOS 18: 3 ).

Para as filhas, as artes domésticas precisam ser aprendidas. Com esse treinamento, as mulheres forneceram fios, tecidos e roupas de cama feitos à mão, necessários para o vestuário do Tabernáculo e dos sacerdotes no deserto – ver ÊXODO 35: 25-26 .

Você também pode revisar PROVÉRBIOS 31: 10-28 , para outro exemplo de como o treinamento de uma mulher e a personalidade divina devem aparecer em sua vida. Quando esse treinamento deve começar a produzir esse tipo de esposa e mãe?

Esse treinamento, embora seja para meninos e meninas, não é para impedi-los de correr e brincar. Isso também é importante, como visto em ZACARIAS 8: 5 .

Tudo isso deve ser equilibrado. Como o mundo traz desequilíbrio em nossas vidas? Como podemos evitar cair no desequilíbrio do mundo?

Ao se preparar para concluir este estudo sobre o propósito de Deus para a família, considere como sua família está aquém do que Deus tem para você.

Confesse suas deficiências e busque Seu poder e ajuda para tornar-se mais da família que Ele gostaria que você fosse.

Encerre com uma leitura devocional do SALMO 133, que descreve os resultados de boas relações familiares.

Obrigado pela visita, que Deus abençoe sua vida grandemente!!! COMENTE E DEIXE SEU AMÉM

Você deseja pregar com conhecimento e sabedoria? Realize Sermões que edificam! [BAIXE GRÁTIS]

1 Comentário

  1. Pingback: Os anjos da guarda são bíblicos? 😇 Anjo da guarda na bíblia -

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *