Estudo bíblico um vale profundo demais para atravessar

Até agora vocês já sabem o quanto eu aprecio as oportunidades de compartilhar a Palavra de Deus com todos vocês aqui através de estudos bíblicos. Uma das alegrias do ministério é ter oportunidades como essa para compartilhar a Palavra de Deus ensinando cada vez mais com nossos vários estudos bíblicos aqui do blog.

Espero que você se lembre do nosso tópico, Jesus é o único caminho. Tenho certeza que você se lembra da história dos três trapaceiros. Um padre hindu carregando uma cabra. Um dos trapaceiros chega e diz a ele: como você, um homem santo, pode carregar um cachorro? Para qual resposta ele está cego? Isto não é um cachorro! Isto é uma cabra! Poucos minutos depois, outro trapaceiro diz a mesma coisa. Agora o homem está confuso. Não tenho certeza do que ele está carregando. Um pouco depois, o terceiro trapaceiro diz a mesma coisa: como você pode, um homem santo, carregar um cachorro? O homem joga fora sua premiada cabra e foge.

Lembra da moral da história? Uma mentira repetida várias vezes não se transforma em verdade, mas se torna convincente. Uma das mentiras em nossa cultura contemporânea que ouvimos é que todas as religiões são iguais. Você segue o caminho que deseja, não faz diferença; leva você ao mesmo Deus.

Às vezes, isso pode nos levar a duvidar de nossa própria fé. Portanto, estamos tomando alguns pontos para dissipar essa mentira, para que possamos ser confirmados em nossa própria fé e também estar prontos para compartilhar a Verdade quando a oportunidade chegar.

Todas as religiões são iguais, é uma mentira da própria profundidade do inferno. Como Paulo disse: “O deus desta época cegou a mente dos incrédulos, para que não possam ver a luz do evangelho que exibe a glória de Cristo, que é a imagem de Deus” ( 2 Cor. 4: 4 ).

Em nossa primeira lição, pegamos vários conceitos e vimos que o cristianismo é drasticamente diferente e único entre todas as religiões do mundo. O conceito de Deus, o conceito de ser humano, o conceito de pecado e salvação, o conceito de vida após a morte e como tudo terminará; tudo isso é único no cristianismo.

Em nossa segunda lição, nosso tópico foi Mountain High High to Climb. Vimos que o conceito de Deus no cristianismo é diferente de qualquer outra religião. Deus, em outras religiões, é considerado sentado em uma montanha alta e o homem está tentando escalar essa montanha.

Mas Deus é tão altamente exaltado, transcendente, insondável e além do alcance humano, que ninguém pode alcançá-lo. A única maneira de chegarmos a Deus, de ter acesso a Ele, de ter um relacionamento com Ele é se Ele mesmo descer ao nosso nível.

E foi exatamente isso que Deus fez em Jesus Cristo. Deus, que existia desde a eternidade passada, tornou-se homem e habitou conosco, para que através de Jesus agora possamos conhecer a Deus e ter um relacionamento com Ele. Existem muitos homens que seriam deus, mas há apenas um Deus que seria homem.

Hoje nosso estudo bíblico é um vale profundo demais para atravessar.

um-vale-profundo

Isaías 6: 1-7; Apocalipse 4: 8

Enquanto lemos, pense sobre qual é o único atributo central de Deus e o único atributo central do homem que está em foco aqui, o problema que isso cria e como é resolvido.

No ano em que o rei Uzias morreu, vi o Senhor, alto e exaltado, sentado no trono; e o trem de seu manto encheu o templo. Acima dele havia serafins, cada um com seis asas: com duas asas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés e com duas voavam. E eles estavam chamando um ao outro:

“Santo, santo, santo é o Senhor Todo-Poderoso;

toda a terra está cheia da sua glória. ”

Ao som de suas vozes, os batentes e as soleiras das portas tremiam e o templo estava cheio de fumaça.

“Ai de mim!” Eu chorei. Estou arruinado! Porque eu sou homem de lábios impuros, e vivo entre um povo de lábios impuros, e meus olhos viram o rei, o Senhor Todo-Poderoso.

Então um dos serafins voou para mim com um carvão vivo na mão, que ele pegara com uma pinça do altar. Com ele, ele tocou minha boca e disse: “Veja, isso tocou seus lábios; sua culpa é removida e seu pecado expiado. ” (NIV)

Apocalipse 4: 8

Cada uma das quatro criaturas vivas dia e noite nunca para de dizer:

“’Santo, santo, santo é o Senhor Deus Todo-Poderoso’,

que era, e é e deve vir.” (NIV)

A maioria de nós, suponho, já visitou o Grand Canyon. Tem 277 milhas de comprimento, 18 milhas de largura e 6100 pés de profundidade. Agora imagine Deus e o homem em pé nas bordas opostas do Grand Canyon. Qualquer ser humano pode pular essa lacuna de 30 quilômetros para alcançar Deus?

Bob Beamon, no verão olímpico de 1968, teve um recorde de salto em comprimento de 29 pés e dois e um quarto de polegada. Foram necessários vinte e três anos para quebrar esse recorde, feito por Mike Powell em 1991, que saltou 29 ‘, quatro e um quarto de polegada, apenas duas polegadas a mais do que o primeiro registro. Até hoje (2019), vinte e oito anos depois, esse recorde ainda permanece. Ninguém foi capaz até agora de alcançar trinta pés !!

Mas o vale entre Deus e o homem é muito mais amplo e profundo do que a largura de 18 milhas e a profundidade de 6100 pés do Grand Canyon.

Atributo mais significativo de Deus

O que você acha que é o atributo mais significativo de Deus? “Santo, santo, santo é o Senhor Todo-Poderoso”, como tanto Isaías no Antigo Testamento quanto João no Novo Testamento viram. Essas palavras, a palavra santo três vezes, são usadas apenas nesses dois lugares em toda a Bíblia. Mas essas palavras enfaticamente destacam o atributo mais significativo de Deus.

Na língua hebraica, não há comparativos ou superlativos. Em inglês, diríamos santo, mais santo e mais santo. Mas como não há comparativo ou superlativo, o idioma hebraico usa repetição. Duas vezes é melhor e três vezes é o melhor, o máximo. Às vezes usamos linguagem semelhante. Por exemplo, quando você está comprando um imóvel, três coisas mais importantes a considerar são localização, localização e localização! Santo, santo, santo é o Senhor Deus Todo-Poderoso. Não há ninguém que possa alcançar o nível de Sua santidade. Somente Tu és santo, não há além de Ti.

A santidade é a qualidade intrínseca de Deus. É isso que faz Deus. Um dos nomes de Deus no Antigo Testamento é “Santo”, simplesmente Santo. A frase “Santo de Israel” é usada 34 vezes no Antigo Testamento, 28 vezes no Livro de Isaías. Santo de Israel significa Deus de Israel, onde Santo e Deus são sinônimos.

A santidade de Deus substitui todos os seus outros atributos. A santidade de Deus limita todos os outros atributos de Deus. Por exemplo, ser todo poderoso e incapaz de fazer algo não pode andar junto. Isso seria oxímoro! Mas por causa de sua santidade, o Deus todo-poderoso não pode fazer algumas das coisas que podemos fazer. Ele não pode mentir, não pode trapacear, não pode cometer nenhum ato pecaminoso. Ele não pode fazer nada que seja contrário à Sua natureza sagrada.

Da mesma forma, um Deus onipresente não pode estar com o mal. Ou todo conhecedor de Deus onisciente não conhece muitas coisas, como se não conhecesse o sentimento de culpa.

Quando pensamos nos atributos de Deus, pensamos que Ele é onipotente, onisciente e onipresente. Na verdade, esses não são atributos intrínsecos de Deus. Essas são algumas de suas habilidades. O que faz Deus Deus não é ser onipresente, onisciente ou onipotente. Mas o que faz de Deus Deus é a Sua santidade.

Pense em Jesus. Enquanto na terra, onisciente, Deus cresceu em sabedoria e conhecimento. Deus onipresente limitou Sua presença. Em nenhum lugar do Novo Testamento vemos Cristo presente em mais de um lugar no mesmo momento. Deus onipotente tornou-se obediente aos seus pais. Em tudo, Ele era como nós. Havia apenas uma coisa que ele não podia desistir e ainda ser Deus; Sua impecabilidade, Sua santidade.

O que O separou do resto da humanidade foi Sua santidade. Ele era Deus porque Ele era sem pecado. Durante Sua vida terrena, Ele deixou de lado todas as Suas habilidades que atribuímos a Deus, exceto Sua santidade. Ele não poderia ter sido Deus sem a Sua santidade.

Atributo mais significativo do homem

Por outro lado, qual é o atributo mais significativo do homem? Você sabe o número dado ao anticristo, certo? 666! Há mais especulações sobre o significado desse número do que o próprio número! Mas uma das interpretações mais convincentes é que, se o número sete é para perfeição, para Deus, o número seis é para imperfeição, para o homem. O texto diz que este é o número para o homem. Se Deus é santo, santo, santo; homem, por outro lado, é profano, profano, profano.

Um dos princípios comumente aceitos do cristianismo é a depravação total de todo ser humano. Depravação total não significa que toda pessoa é tão depravada quanto poderia ser; existem seres humanos comparativamente bons.

Mas significa que todos os aspectos do ser são contaminados pelo mal, pela natureza pecaminosa. Como o profeta Jeremias disse: “O coração é enganoso acima de todas as coisas e além da cura” ( Jeremias 17: 9 ). E isso se aplica a todo ser humano que já nasceu na face da terra.

Adolf Eichmann foi um oficial nazista que ajudou Hitler a realizar o assassinato em massa de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Durante anos, ele escapou das autoridades e viveu em relativa paz na Argentina. Ele foi caçado e, em 11 de maio de 1960, estava sob custódia do Mossad, serviço secreto de Israel e levado a julgamento, condenado à morte e enforcado em maio de 1962.

Uma das principais testemunhas do julgamento foi um judeu chamado Yehiel Di Nur, que sofreu sob Eichmann e testemunhou em primeira mão todas as atrocidades. No julgamento, após seu breve testemunho inicial, Di Nur desmaiou e não pôde continuar.

Em uma entrevista em 60 Minutos , cerca de vinte anos depois, no ar em 6 de fevereiro de 1983, De-Nur relatou o incidente de seu desmaio no julgamento de Eichmann a Mike Wallace, o anfitrião.

Wallace perguntou a ele, por que ele desmaiou? Ele foi dominado pelo ódio? Ele foi dominado pelo medo? Foi por causa de suas memórias horríveis? Não; não era nada disso, ele respondeu. Dinur explicou a Wallace: “De repente, percebi que Eichmann não era o oficial do exército divino que havia mandado tantos mortos.

Este Eichmann era um homem comum. Homem como eu. Então, eu estava com medo de mim mesma. Percebi que se ele pode fazer essas coisas, o que me impede de fazer essas coisas? Eu sou capaz de fazer isso. Eu sou … exatamente como ele.

O vale profundo demais para atravessar Estudo Bíblico Para Família.

Estudo bíblico um vale profundo demais para atravessar

A santidade de Deus e a pecaminosidade do homem criam o vasto vale entre Deus e o homem que não pode ser atravessado. O vale é profundo demais para atravessar.

Não era assim desde o começo. Deus criou o homem na posição vertical. Mas eles pecaram e isso criou aquele vasto e profundo vale. Desde então, todo ser humano nasce com a natureza pecaminosa e é propenso ao pecado. Como Davi disse: “Certamente fui pecador no nascimento, pecador desde o momento em que minha mãe me concebeu” ( Salmo 51: 6 ).

A Bíblia diz: “Sem santidade, ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14). E assim o mandamento, tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento, “seja santo porque eu sou santo” ( Levítico 11:45, 46; 19: 2; 20: 7, 26; 21: 8 ; 1 Pedro 1:15 16 ).

Alguém pode ser santo tanto quanto Deus é santo? Nossa bondade é comparativa. Nós nos comparamos com aqueles que, pensamos, são piores que nós e nos sentimos melhor. Comparados a pessoas como Hitler, todos podemos dar um tapinha nas costas e nos sentir bem.

Podemos nos comparar com o que está acontecendo no mundo à nossa volta ou na cultura em que vivemos e nos sentimos muito melhores que eles. Os fariseus fizeram o mesmo: “Eu não sou como …”. E há um fariseu em cada um de nós. Todos temos mais santo do que tu.

Mas quem pode encontrar o padrão de santidade que Deus espera? O padrão de justiça que Deus deseja que cumpramos é a Sua justiça que nunca podemos alcançar. Desde o início da humanidade, os seres humanos têm tentado suas próprias maneiras de cumprir esse padrão, de atravessar aquele vale profundo demais para atravessar. Adão e Eva fizeram roupas com folhas de figueira.

Nossas boas obras são como trapos imundos ( Isaías 64: 6 ). Nossas atividades religiosas são como roupas feitas de teias de aranha: “Suas teias de aranha são inúteis para roupas; eles não podem se cobrir com o que fazem. Suas obras são más ações e atos de violência estão em suas mãos ”( Isaías 59: 6 ).

Em 2009, um filme Slumdog Millionaire foi muito popular. É filmado na Índia com o senhorio de favelas que está capturando crianças de rua e mutilando-as e forçando-as a implorar, explorando-as para enriquecer. Eu tenho que te avisar, isso é muito repulsivo. No filme, há uma cena de dois garotos brincando. Um deles entra em uma latrina pública. O outro garoto, apenas por diversão, trancou a porta do lado de fora.

Então eles ouvem gritos altos dando as boas-vindas a Amitabh Bacchan, um ator de cinema hindi famoso e muito popular. Os meninos são grandes fãs dele. O garoto do lado de fora, esquecendo o amigo, foge para ver seu ator favorito. O garoto lá dentro quer fazer o mesmo, mas não tem como sair.

Ele não quer perder a chance de ver seu ator favorito. Então ele toma medidas extremas. A latrina é feita de uma laje de cimento com um orifício com o esgoto correndo abaixo. Ele desliza pelo buraco, atravessa o esgoto e sai do outro lado completamente coberto de sujeira.

Esta é a imagem de todo ser humano coberto de pecado! No livro de Isaías, Deus diz: “Desde a planta do pé até o alto da cabeça, não há som – apenas feridas, vergões e feridas abertas, não lavados, enfaixados ou acalmados com azeite” ( Isaías 1: 6 ) .

O vale entre Deus e o homem é profundo demais para ser atravessado por qualquer ser humano, a menos que, é claro, o próprio Deus forneça a ponte para atravessá-lo. E foi isso que Deus fez em Jesus Cristo.

O Senhor olhou e ficou descontente

por não haver justiça.

Ele viu que não havia ninguém,

ficou horrorizado por não haver ninguém para intervir;

assim, seu próprio braço alcançou a salvação para ele,

e sua própria justiça o sustentou.

Ele colocou a justiça como seu peitoral

e o capacete da salvação em sua cabeça ( Is. 59: 15-17 ).

Existe apenas um mediador entre o homem e Deus que forneceu o caminho para o relacionamento com o Deus santo. Agora a cortina está rasgada e podemos entrar no santo dos santos e ter um relacionamento com o santo Deus. O vale profundo demais para atravessar agora pode ser atravessado pela cruz, por todos que vêm a Cristo pela fé.

Ele levou toda a nossa imundície e nos deu Seu manto limpo de justiça! É exatamente o que acontece quando uma pessoa chega a Jesus pela fé. É incompreensível. Deus em Cristo tirou nossas vestes sujas e nos vestiu com Sua própria justiça: “Eu me regozijarei grandemente no Senhor, minha alma se alegrará em meu Deus; Pois ele me vestiu com as vestes da salvação, me cobriu com o manto da justiça ”( Isaías 61:10 ). Ou “Deus fez com que quem não tinha pecado fosse pecado por nós, para que nele pudéssemos nos tornar a justiça de Deus”. ( 2 Coríntios 5:21 ).

Uma das coisas que impede as pessoas de virem a Cristo é a sua suposta bondade. A menos que e até que você perceba o vale profundo demais para atravessar, você não verá o valor de Deus reconciliando a humanidade consigo mesmo através de Cristo

Está Gostando Deste Estudo Bíblico? Não Esqueça de Comenta.

Nossa bondade, nossa santidade, é uma santidade comparada. Mas Deus não nos classifica por uma curva. Diante de Deus, não há diferença entre Hitler e eu. A única diferença é a graça de Deus que me apodera e me impede de ir a esse extremo. É apenas a Sua misericórdia que não nos zumbe toda vez que pecamos.

Há algumas semanas, tínhamos uma pessoa de controle de pragas para cuidar da infestação de formigas em casa. Quando o rapaz chegou, perguntei que estaria tudo bem se eu andasse com ele e conversasse. Quando alguém vem à nossa casa para qualquer serviço, eu fico com ele e converso. Observo como ele faz isso, se possível, posso aprender e cuidar desse problema em particular na próxima vez. Também me ajuda a garantir que a coisa seja feita corretamente.

Mas isso também me dá a oportunidade de compartilhar o Evangelho. Ninguém que chega ao lar cristão fica sem ouvir as Boas Novas. Depois de algumas perguntas iniciais, pergunto: você vai à igreja? Este homem disse que não gosta de religião. Eu disse, também não gosto de religião.

Depois, tive quase uma hora com ele para conversar e compartilhar o evangelho. No final, quando perguntei se ele tinha alguma pergunta, ele perguntou: por que Deus não puniu as pessoas na Bíblia que cometeram estupro, incesto, adultério, assassinato?

Veja bem, quando as pessoas ouvem o Evangelho na maioria das vezes, elas não querem se comprometer e querem evitar o tópico e, assim, apresentam alguma pergunta ou ponto. A mulher samaritana fez a mesma coisa. O sujeito que perguntou quem é meu vizinho também estava apenas tentando evitar o problema principal.

Você Pode Gostar de Ler Este Estudo Bíblico👇

Salmo 86 Uma lição de oração

Eu disse a ele, pela mesma razão que Ele não mata você e eu quando pensamos mal ou cometemos um pecado. Se Deus zapeasse cada vez que fizesse algo errado, ninguém estaria vivo no mundo. Pensamos nos pecados de outras pessoas e pensamos por que Deus não os pune, mas esquecemos que diante de Deus somos pessoas pecadoras. Nossa bondade, nossa santidade, é uma santidade comparada.

Mas Deus não nos classifica por uma curva. Diante de Deus, não há diferença entre Hitler e eu. Mas Deus em Sua misericórdia por Cristo negligencia nossos pecados e em Sua graça providenciou o caminho para o perdão.

Nenhuma outra religião fala sobre a santidade de Deus nesses termos. Pecaminosidade do homem e a grande lacuna que cria tornando impossível ao homem entrar no relacionamento com Deus. Um vale muito profundo para atravessar.

Nenhuma outra religião fornece o caminho para preencher a lacuna entre Deus e o homem.

Nenhuma outra religião fornece o caminho do perdão.

Nenhuma outra religião fornece o caminho para alcançar a santidade que Deus exige.

Graça e paz a todos! não esqueça de deixar seu comentário, aqui ele é muito importante para nós. E se você é mesmo membro do corpo de Cristo, tenho certeza que irá compartilhar este estudo e edificar a vida espiritual de outras pessoas.

Deus é Contigo!!!

estudo bíblico completo estudos bíblicos teologia pequenos estudos bíblicos estudo bíblico gratis sermões estudos bíblicos estudo bíblico batista estudo bíblico católico estudo bíblico sobre fé estudo bíblico para família estudo bíblico para jovens estudo bíblico diário estudo bíblico para a igreja

Você deseja pregar com conhecimento e sabedoria? Realize Sermões que edificam! [BAIXE GRÁTIS]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *